Das 356 oportunidades de negócios identificadas no Rio Grande do Norte, o comércio varejista gerará 61 possibilidades, seguido do turismo, da produção associada ao turismo e construção civil.
O Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sedes comprova que a Copa de 2014 proporcionará, em Natal e cidades próximas, diversas possibilidades de negócios nos segmentos da Construção Civil, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, Turismo, Produção Associada ao Turismo, Comércio Varejista, Agronegócios e Serviços. Ao todo, serão 356 oportunidades.
O estudo revela que o segmento em que será beneficiado com a maior quantidade de oportunidades é o do comércio varejista, com 61 possibilidades de investimentos. São negócios que envolvem a comercialização de itens nas áreas de alimentos e bebidas, artigos de uso pessoal, bazar e utilidade doméstica, decoração, eletroeletrônicos, materiais de construção e ferragens, materiais esportivos, moda, papelaria e livraria, presentes, veículos e autopeças e atividades de apoio.
Já o setor que mais gerará negócios é o do Turismo. No Estado, esse segmento tem chances de criar 56 oportunidades nas áreas de agenciamento de viagens, alojamento, transporte e serviços de apoio à atividade. Também há possibilidades no ramo de alimentos e bebidas – como restaurantes e lanchonetes – e de atrativos, principalmente em atividades de entretenimento e eventos.
No bloco da produção associada ao turismo, as oportunidades somam 54 possibilidades, sobretudo no ramo de artesanato. A FGV indica que há probabilidade de desenvolvimento tanto na comercialização de insumos quanto de tipologias diversas. A comercialização de artigos de ornamentação, de saúde e de uso pessoal, as atividades artísticas e culturais e os produtos alimentícios associados ao turismo também têm ótimas chance de proporcionar lucros em função do Mundial de 2014.
A construção civil é outro segmento apontado com um bom potencial na criação de negócios, com 49 possibilidades nas áreas administrativas, canteiros de obra, fiscalização e gerenciamento, insumos e Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS). São atividades relacionadas desde fornecimento de mão de obra e insumos até o serviço de fiscalização e gerenciamento da qualidade.
Nos setores de Agronegócios, Têxtil e Vestuário, Tecnologia da Informação e Serviços, juntos, foram136 oportunidades identificadas. “Essas informações são essenciais para o Sebrae definir linhas de atuação a favor das empresas que desejem apostar nesses segmentos analisados. E isso faz parte da missão do Sebrae no Rio Grande do Norte, que apoiar e orientar o empreendedor na sua atuação no mercado, ainda mais quando temos uma copa do mundo”, enfatiza o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.
O estudo servirá para o Sebrae elaborar planos de ação para auxiliar micro e pequenas empresas a desenvolver seus negócios, tendo como foco o mundial de futebol. . Em Natal, o trabalho ocorreu por meio de grupos focais dos oito segmentos envolvidos.
OS SETORES E AS OPORTUNIDADES
Comércio Varejista – 61 oportunidades identificadas
Turismo – 56 oportunidades identificadas
Produção Associada ao Turismo – 54 oportunidades identificadas
Construção Civil - 49 oportunidades identificadas
Agronegócios – 42 oportunidades identificadas
Tecnologia da Informação – 37 oportunidades identificadas
Têxtil e Vestuário – 37 oportunidades identificadas
Serviços – 20 oportunidades identificadas